INTERCÂMBIO

Alunos do curso de altos estudos de defesa conhecem atividades da AFA

Publicada em: 19/10/2012 13:12
Imprimir
Fonte: AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), recebeu (17/10) uma comitiva do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) e do Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-Sul) da Escola Superior de Guerra (ESG).

O Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) tem o objetivo de capacitar civis e militares que atuam na área de defesa dos países das nações sul-americanas – UNASUL, proporcionando-lhes conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de um pensamento sul-americano de defesa, com base na cooperação e integração regionais. A turma é composta por integrantes de dez países da América do Sul, entre eles Brasil, Argentina, Chile, Equador, Bolívia e Suriname.

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) destina-se a preparar civis e militares do Brasil e das Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área Defesa Nacional, desenvolvendo planejamentos estratégicos nas expressões do Poder Nacional. Participam da turma oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de promotores de justiça, sociólogos, professores e outros profissionais de destaque.

O grupo assistiu a uma apresentação do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, sobre as atividades da academia. Em seguida, participaram de uma apresentação sobre o processo de formação dos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira. Os estagiários do CAEPE visitaram a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e o Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), onde os cadetes-aviadores do último ano do curso aprendem a pilotar a aeronave T-27. Eles também tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

O coordenador do CAEPE, Capitão-de Mar-e-Guerra Luiz Fernando Pereira da Cruz, destacou a importância da visita da ESG para o fortalecimento da mentalidade de segurança e defesa nacional na sociedade brasileira. Para ele, o conhecimento oferecido aos alunos deste curso, civis e militares brasileiros e estrangeiros de diversos segmentos da sociedade, permite um efeito multiplicador.

"Ao final dos cursos esses profissionai serão os grandes divulgadores do binômio segurança e defesa nacional, nos seus órgãos, instituições, nos segmentos de sociedade que eles representam. Pessoas que podem, a partir do curso e conhecendo as Forças Armadas, defender os reais interesses e anseios do povo brasileiro. Eles também saberão as dificuldades e necessidades que nós temos e poderão transmitir em seus órgãos”, explica o coordenador.

Mijael Moncayo Lovedo, Coronel da Força Aérea Boliviana que cursa o CAD-SUL, ressaltou a boa receptividade dos brasileiros e o profissionalismo da Força Aérea Brasileira. “De acordo com as apresentações e informações que nos foram transmitidas hoje, vejo que se aponta um horizonte seguro, com uma boa formação para os futuros oficiais.
Vejo muita seriedade e muito profissionalismo", afirmou o coronel. Ele também ficou impressionado com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. "Nunca tinha assistido ao vivo, apenas em vídeos e pela televisão”, disse ele.

Saiba Mais – A Escola Superior de Guerra (ESG) é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de direção e assessoramento superior para o planejamento da Defesa Nacional, nela incluídos os aspectos fundamentais da Segurança e do Desenvolvimento. Funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. Participam dos cursos da ESG representantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de ministérios, órgãos federais, estaduais e municipais, entidades de classe, e empresas e universidades públicas e privadas.

Assunto(s): , ,